sexta-feira, 6 de abril de 2012

Martírio e Crucificação de Cristo




“Nas Tuas mãos entrego o meu espírito”



Cristo




Mathias Grunewald (1470-1528) Nasceu em Wüsburg. Pintor relacionado ao Gótico tardio. Há somente dez obras atribuídos a ele. Destacou como pintor sacro e foi artista oficial do arcebispo de Marinz.Altar de Isenheimer, 1512-16. Musée d'Unterlinden, Colmar.



Michelangelo Buonarroti (1475-1564) Nasceu em Caprese e moreu em Roma. Pintor, arquiteto, escultor e poeta foi um dos maiores nomes do renascimento. Christo della Minerva ou Christ the Redeemer (1521) Santa Maria sopra Minerva. Roma.




Aniballe Carracci (1560-1609) The Body of Christ and the Implements of Martyridon (1582) É obra do início de carreira, baseada na pintura de Andrea Mantegna. Diferente dela, Carracci os retirou as outras figuras, deixando os instrumentos da paixão como uma afirmação de ser o corpo morto de Cristo.






Rafael Sanzio (1485-1520) Nasceu em Urbino. Foi aluno de Peruginoa e considerado um dos grandes do renascimento italiano.Christ Crucified with Virgin Mary, Sants and Angels (1502-1503) National Gallery of Washington. Rafael representou Cristo com um belo corpo cercado por dois anjos que com suas taças recolhem seu sangue, evocando o aspecto de sacramento representado na obra. Ao pé da cruz estão Virgem Maria, São João, São Jerônimo e Maria Magdalena. O céu é límpido e azul e ao fundo a bela paisagem.


Ticiano Vecellio (1473-1576) Nasceu em Pieve de Cadore e morreu em Veneza. Excepcional pintor da Escola de Veneza. Seus assunos prediletos retratos, paisagens, temas relgiosos e mitológicos. Aos 10 anos, foi aprendiz de Zucato mestre dos mosaicos. Cinco anos após, entrou para o atelier de Giobvanni Bellini, onde conviveu e fez parceria com Ghirlandaio. Tornou-se Mestre Oficial da Sereníssima República de Veneza. Christ Carrying the Cross, 1565. Museu do Prado


Rembrandt van Rijn (1606-1669) Christ Crucified between the Two Thieves: The Three Crosses. Metropolitan Museum of Art, Nova York. É uma das mais extraordinárias obras do mestre holandês essa gravura em ponta seca.

Michelangelo Mersi Caravaggio (1571-1610) Nasceu em Milão e atuou em várias cidades sendo a principal Roma. Ligado ao Barroco, foi um mesmtre do claro e escuro. The Entobmentof Christ ou The Deposition of ChristMuseu do Vaticano. Uma visão diferente e nova foi criada por Caravaggio, o corpo de Cristo é colocado junto à tumba de pedra, ao lado dele estão a Virgem Maria, Nicodemos, São João e Maria Cleophas de braços abertos mostrando seu desespero. A obra foi criada para igreja Santa Maria in Vallicela, Roma.




Eugenio-Henri Paul Gauguin (1848-1943) Pintor francês pós-impressionista. Yellow Christ (1889) Albright-Knox Gallery. É considerada uma obra chave do Simbolismo. Representa a crucificação de Cristo no século XIX em Breton. As cores utilizadas com predomínio do amarelo sugerem ter sido pintado no outono.







Nenhum comentário:

Maurizio Cattelan

Maurizio Cattelan
Now