domingo, 22 de abril de 2012

Imagem Semanal São Jorge


"Jorge sentou praça na cavalaria
E eu estou feliz porque eu também sou da companhia"

Jorge Benjor Jorge da Capadócia






Brasão de Armas Moscou



São Jorge (275-303) Nasceu em Lod, Síria em 275 AD. Era padre e soldado.Mudou-se para Nicodema e tornou-se soldado de Diocleciano. Transformou-se num grande e respeitado guerreiro, mas era um seguidor de Cristo e o imperador fez de tudo para retirar sua fé, não conseguindo. São Jorge foi torturado e morto por decapitação em 23 de abril de 303. A luta contra o dragão é uma lenda. Em Cirene, havia uma fonte de água e nela um dragão ou um crocodilo fez o ninho. Para deslocá-lo e apanhar água, era necessário oferecer uma ovelha. Na falta desta era escolhida uma jovem. Um dia, a jovem escolhida foi uma princesa quando chegou São Jorge e matou o dragão salvando a. É santo padroeiro da Inglaterra, Portugal, Catalunha, Lituânia e Moscou. Nos cultos afro-brasileiros é venerado como Ogum.





Autor desconhecido (Século XIV) St George and the Dragon. Museu Cristão e Bizantino, Atenas.





Donatelo (1386-1466) Nasceu e morreu em Florença. Foi um dos maiores escultores florentino renascentista. Sua formação inicial foi com Brunelleschi em Roma e depois com Ghiberti em Florença. Trabalhou em Florença, Prato, Siena e Pádua executando suas esculturas em mármore, bronze e madeira.Numerosas obras para igrejas e estátuas de autoridades para espaços públicos. St George, 1415-1417. Museu Bargello, Florença.






Paolo Ucello (1397-1475) Nasceu e morreu em Florença. Fez parte do Quattrocentto renascentista dando ênfase ao estudo da perspetiva. Foi aprendiz de Ghiberti e influenciou Piero della Francesca, Dürer e Leonardo da Vinci. Seus temas preferidos eram os pássaros e outros animais, além dos religiosos. Executou afrescos em diferentes igrejas de Florença. Morreu pobre e sem reconhecimento. St George and the Dragon,1470. The British Museum of Art, Londres. 





Rogier van der Weyden (1400-1464) Pintor gótico flamengo nascido em Turnai. Seu verdadeiro nome era Rogier de la Pasture, ao ser nomeado pintor oficial de Bruxelas adotou seu nome artístico. Aluno de Robert Carpin. Trabalhou na Itália, mas retornou a Bruxelas, onde permaneceu até sua morte. Influenciou a obra de numerosos pintores aclamados tais como: Hugo van der Goes, Hans Meling, Petrus Christus, Bouts e Gerard David. St George and the Dragon, 1432. National Gallery, Washington.





Bernart Martorell (1400-1452) Nasceu em Barcelona. Foi o mais importante pintor gótico da Catalunha. Era especialista em retábulos e miniaturas.  St George Killing the Dragon, 1434-1435. The Art Institute of Chicago. Era parte central de um painel representando o patrono da Catalunha. As laterais, representando o martírio de São Jorge, estão no Museu do Louvre.





Salvador Dali (1905-1989) Desenhista, pintor, designer, escultor e cineasta ligado ao Surealisamo. Nasceu e morreu em Figueres, Espanha. Estudou na Academia de Artes de São Fernando, de onde foi expulso por criticar a competência dos professores. Viveu em Paris. Casou-se com Gala, que muito influenciou sua vida. Passou pelo Cubismo e Dadaísmo, mas tornou-se o grande líder do Surrealismo. Chamava atenção por seu comportamento excêntrico.  Viveu em Paris e foi acusado se ser simpatizante do regime do general Franco. St George and the Dragon, 1947. Gravura. MoMA, Nova York

Nenhum comentário:

Maurizio Cattelan

Maurizio Cattelan
Now