domingo, 8 de abril de 2012

Imagem Semanal A Ressurreição de Cristo




"Eu sou a ressureição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto viverá".
João 11:25






Fra Angelico (1387-1455)  Giovanni da Fiezole nascido Guido de Pietro Trosini, mas conhecido como Fra Angelico por ter entrado para o convento de Fiezole em 1407 quando já era pintor. A sua comunidade foi exilada no convento de São Marcos, Florença após desentendimento com o Papa Alexandre VI. Lá, ele  pintou diversos afrescos. Trabalhou em Roma antes de ser nomeado prior do convento de Fiesole. Foi um dos mais importantes pintores de Gótico tardio e do  Renascença Resurrection of Christ and women at the tomb, 1440-41. San Marco Museum, Florença.





Piero de la Francesca (1415-1492) Nasceu em Borgo Sansepolcro, Itália. Teve importante papel na passagem da pintura medieval para a Renascença com o uso do óleo sobre painel, a introdução do nu e o estudo da perspectiva. Influenciado por Masaccio. Nos últimos anos escreveu sobre matemática e prespectiva. Ressuction, 1460. Museo Civico de Sansepolcro. O trabalho mostra um Cristo atlético com um dos pés na borda do túmulo. O soldado com a túnica marrom esverdeada, adormecido e com a cabeça tocando na haste da bandeira é o auto retrato do artista. O fundo mostra um lado de árvores sem folhas e do outro florescendo o que significaria a redenção do homem pela ressureição de Cristo.





Bramantino (1465-1535) Pintor e arquiteto italiano nascido em Milão. Foi aprendiz de Bramante de quem herdou o nome. Nomeado como pintor da corte do duque Francisco II Sforza. The risen Christ, 1490. Museo Thyssen Bornemiza, Madri



Giovanni Bellini (1430-1516) Nasceu e morreu em Veneza. estudou com o pai Jacopo Bellini e trabalhou com seu irmão Gentile. Influenciado por seu cunhado e amigo Mantegna. sucesso pessoal e seu atelier procurado sendo o aluno mais conhecido Ticiano. No início suas obras eram realizadas com têmpera, mas logo aderiu ao óleo.  Resurrection of Christ, 1475-79. Staaliche Museum, Berlin.





Bartolomeo Esteban Murilo (1618-1682) Nasceu em Sevilha. Começou seu treinamento com seu tio Juan de Castillo respeitado artista, mas sem muita projeção. Nessa época, foi influenciado por van Dyck, Ticiano e Rubens. Em 1645, mudou-se para Madrid com intuito de aperfeiçoar-se. Estudou os pintores flamengos e venezianos. influenciado por Velázquez e Zurbaran. No ano seguinte, voltou para Madrid, onde teve muito sucesso pessoal e financeiro. Na peste perdeu quatro filhos
Recebeu inúmeras encomendas e sua fama, levou ao Rei Carlos II a convidá-lo para estabelecer-se definitivamente em Madrid, onde permaneceu até sua morte. Foi um dos grandes nomes do Barroco espanhol. Ressuction of Christ, 1658. Real Academia de Bellas Artes de San Fernando, Madrid.


Albin Lienz Eggen (1868-1926) Pintor austríaco dedicado à pintura de gênero e à temas históricos. Inciou seus estudos com o pai. Foi influenciado pelo francês Jean-François Millet. Professor da Escola de Artes de Weimar. Serviu como pintor na Primeira Guerra Mundial. Ressuction of Christ, 1924.

Nenhum comentário:

Maurizio Cattelan

Maurizio Cattelan
Now